Fraldas Bummis

A microbiota intestinal é um grupo de bactérias que vivem no intestino e ajudam no processo de digestão e a controlar o surgimento de possíveis microrganismos que causam doenças. Então, é fundamental cuidarmos da saúde do nosso organismo em qualquer idade, principalmente durante a gravidez, pois é a partir daí que a microbiota intestinal do bebê começará a ser influenciada.

A composição da microbiota intestinal do recém-nascido é influenciada por uma variedade de fatores fisiológicos e ambientais, incluindo tipo de parto, hábitos alimentares da mãe, idade gestacional na data do parto, nível do estresse materno e inclusive o uso de antibióticos durante a gravidez. Além disso, estudos têm apresentado a presença de bactérias em amostras de placenta, frequentemente encontradas no microbioma intestinal materno, por isso, os membros do microbioma materno são transferidos para o feto via corrente sanguínea.

Logo após o nascimento do bebê, bactérias pioneiras são introduzidas no seu corpo e um novo ecossistema microbiano começa a ser desenvolvido no intestino. Dentre suas principais funções está a capacidade de impedir a colonização de bactérias ruins, formando uma barreira que as impedem de entrar em contato com o intestino,  já que a parede intestinal é rica em células imunes, que são estimuladas por membros que se aproximam dela, por isso, os primeiros microrganismos que chegam no intestino do recém-nascido são muito importantes.

Com relação a alimentação, é sabido que a microbiota intestinal de bebês alimentados exclusivamente com leite materno é diferente dos que são alimentados com leite artificial. O leite materno é rico em fibras prebióticas que influenciam na composição da microbiota intestinal e essas fibras variam de mãe para mãe, conforme a carga genética, ambiente e alimentação.

Como falado anteriormente, o uso frequente de medicamentos antibióticos, anti-inflamatórios e anticoncepcionais, influencia na composição da microbiota intestinal, se os remédios não forem usados com prescrição médica, podem ocasionar diversos problemas na parede intestinal do recém-nascido.

A microbiota da criança está totalmente desenvolvida por volta dos três anos de idade, por isso, é de extrema importância que até esta idade a mãe fique atenta nos alimentos que ela mesma ingere enquanto o bebê ainda mama e após essa fase, é importante que as pessoas que convivem com a criança e que dão papinhas, comidas e alimentos em geral, entendam a prioridade de fornecer apenas alimentos saudáveis e ricos em vitaminas variadas para o bebê, de acordo com as orientações médicas e nutricionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *