Vocês pararam de usar anticoncepcional e preservativo, estão de olho no período fértil e até cogitam fazer um tratamento. A vontade de ter um filho é grande, mas, por conta da inexperiência, não sabem quais são os primeiros sintomas de gravidez. Afinal, quais são os sinais que podem indicar a chegada do tão sonhado bebê?
Qualquer cólica já te deixa preocupada? Você tem vontade de comprar exames de gravidez todos os dias? Não se preocupe. Neste post, vamos descobrir os sete primeiros sintomas de gravidez. Confira!
Quais são os primeiros sintomas de gravidez?
Conheça sete sinais de que você já está em gestação:
1. Menstruação atrasada
O ciclo menstrual dura, em média, 28 dias, variando um ou dois dias para mais ou para menos. Se ele for regular e der uma atrasada de mais de cinco dias, é bom ficar de olho. Os sintomas da gravidez costumam aparecer depois de duas semanas de atraso na menstruação.
O seu ciclo é irregular? Então, confira com um ginecologista se está tudo bem. A falta de regularidade — por exemplo, em um mês o ciclo dura 25 dias e no outro 33 — pode ser indicativo de endometriose.
2. Aumento dos seios
Um dos sintomas de gravidez mais comuns é a retenção de líquidos, uma consequência do aumento da produção de progesterona e de estrogênio. O sinal aparece primeiramente nas mamas: além de maiores, elas podem ficar mais sensíveis ao toque e até doloridas. Além disso, a quantidade de tecido gorduroso e o fluxo sanguíneo na região também aumentam.
No entanto, o inchaço no resto do corpo é mais visível a partir do segundo trimestre da gestação — quando provavelmente você já terá ciência de que está grávida.
3. Enjoos e vômitos
Esses são os sintomas de gravidez mais famosos, aqueles que sempre aparecem em filmes e novelas como. Mas as náuseas são sim muito comuns nos primeiros três meses, por isso são tão atrelados à descoberta da gestação.
Os enjoos são resultados do aumento repentino do beta HCG, conhecido com o hormônio da gravidez. Quando o organismo começa a produzi-lo de maneira mais estável, o problema se estabiliza. Apenas uma minoria das gestantes continua sofrendo com isso até o final.
Outra razão para o aparecimento de enjoos é a diminuição do tônus de alguns órgãos, como intestino, estômago e esôfago — outra ação da progesterona.
Embora seja comum o enjoo matinal, ele pode acontecer durante todo o dia, acompanhado ou não de vômitos. Também podem ocorrer mudanças no olfato e no paladar.
4. Mais sono e sensação de cansaço
O sono e a estafa são dois dos primeiros sintomas da gravidez. Como você sabe, esse momento causa uma grande alteração hormonal no organismo feminino, principalmente, nas primeiras semanas. E quem é responsável por deixar a gestante mais sonolenta? Novamente ela, a progesterona! O extremo cansaço é um dos seus efeitos colaterais.
Além da progesterona, o processo de desenvolvimento da placenta demanda muita energia do corpo, fazendo com que o corpo o priorize em detrimento das atividades cotidianas. A nutrição do feto exige aporte de sangue e parte do oxigênio inspirado, o que, claro, exige mais do corpo da mulher.
No segundo trimestre, há uma estabilização e a mulher começa a se sentir melhor. Porém, nos últimos três meses de gravidez, o peso do bebê, a compressão dos vasos sanguíneos da pelve e a restrição da movimentação do diagrama deixam a gestante fisicamente esgotada.
5. Aumento da fome
Como visto, o feto demanda muita energia do organismo para mantê-lo nutrido e saudável. O combustível do funcionamento vem, claro, da alimentação. O aumento da fome é um dos sintomas de gravidez porque ele costuma ser maior no início, para o corpo armazenar um estoque de gordura.
Portanto, é normal engordar de 10 a 12 kg durante a gestação. Quanto maior o peso da gestante, menor deve seu ganho de peso.
6. Maior frequência urinária
Como você viu ali em cima, um dos primeiros sintomas da gravidez é a retenção de líquidos. Por isso, é normal que a mulher urine mais. Com o aumento de líquido circulando pelo corpo, os rins aceleram seu funcionamento e eliminam mais resíduos.
Outro motivo é o crescimento do útero, que pressiona a urina e não permite que ela retenha a urina. Mas, calma: a pressão costuma diminuir no quarto mês, quando o útero atinge a cavidade abdominal.
Para resolver esse problema e diminuir as idas ao banheiro, incline-se para a frente na hora de urinar. Assim, o líquido que está acumulado na bexiga sai de uma vez.
7. Corrimento rosado
O corrimento vaginal é algo comum, pois mantém a lubrificação vaginal e elimina células mortas. Costuma ser transparente, mas, no início de gravidez, pode ser tornar rosado. Isso corre porque a implantação de um óvulo fecundado na parede uterina pode gerar um pequeno sangramento, que dá esse tom rosado. Chamado de nidação, é, geralmente, o primeiro sintoma de gravidez.
Mas é preciso ter atenção: o corrimento rosado também pode ser um sintoma da gravidez ectópica, quando o óvulo é fertilizado fora do útero.
Entendeu quais são os sintomas de gravidez? Então, fique de olho! Para mais dicas sobre gestação, maternidade e bem-estar, continue acompanhando nosso blog!